A Melhor Receita de Nhoque de Batata Confira


nhoque-de-batata
Nhoque de batata (Foto: istockphoto)

Quer aprender a fazer uma receita de nhoque de batata simples e saborosa? Siga cada etapa dessa receita.

Uma massa caseira delicada é perfeita para levar as crianças à cozinha e ensiná-las desde cedo que cozinhar pode ser divertido e que todos em casa, entram no assunto.

Para garantir que a massa fique leve, resista à tentação de adicionar mais farinha de trigo. E você sabe o que é ainda melhor: você pode congelar nhoque caseiro para que você possa garanti-lo no cardápio do dia a dia.

Então, acompanhe até o final para aprender essa maravilhosa receita, que possui tempo de preparo de até 2h e serve até 6 porções.

INGREDIENTES DO NHOQUE DE BATATA

  • Batata Asterix (8 unidades médias) – (1,5 kg)
  • 1 (uma) xícara de chá de farinha de trigo
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • 2 (duas) gemas
  • sal a gosto

PREPARO

  1. Em primeiro lugar lave, descasque e corte as batatas em pedaços de aproximadamente 4 cm. Em seguida, coloque em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 1½ colher de sopa de sal, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos até ficar macio – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Agora escorra bem a água e então coloque as batatas em um espremedor ainda quente, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata amassada estiver morna, tempere com 2 colheres de chá de sal e adicione ¼ xícara de chá de farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
  4. Adicione as gemas e então amasse bem. Gradualmente, acrescente o restante da farinha e amasse bem com as mãos para que você obtenha o ponto de enrolar. Para conferir os pontos, lave as mãos e forme uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar muito, pois a massa absorverá mais farinha na hora de modelar.
  5. Logo após, coloque uma panela grande com água em fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Após a água ferver, misture 1 colher de sopa de sal.
  6. Enquanto a água está fervendo, polvilhe a bancada e duas assadeiras com farinha. Para dar forma ao nhoque, use uma porção da massa para formar um rolo de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de 2 cm cada. Coloque sobre as assadeiras polvilhadas e repita o processo com o restante da massa.
  7. Por fim use uma escumadeira para mergulhar aprox. 20 nhoques na água fervente por vez e cozinhe até que subam à superfície.
  8. Por fim, retire o nhoque com a escumadeira, escorra bem a água e coloque na assadeira untada com óleo. Cozinhe todo o nhoque e sirva com o molho de sua escolha.

Não esqueça de comentar a receita, compartilhe essa receita com os amigos! Bom apetite!

Veja também:

Relembre a Infância Receita de Pingo de Leite

Receita de Nega Maluca Simples e Deliciosa